Oportunidades e tendências: o mercado de trabalho após a Lei da Terceirização

A Lei da Terceirização, como é conhecida a Lei nº 13.429/17, foi sancionada em 2017 para reconhecer formalmente o trabalho terceirizado. A finalidade dessa lei foi ampliar a possibilidade da contratação de serviços com esse modelo, desde que sejam respeitados os direitos trabalhistas e as normas de segurança.

Com isso, as regras que disciplinam o trabalho no Brasil foram modernizadas, dando maior segurança e respaldo jurídico para que as empresas adotassem a prática, uma forma de gestão em que uma empresa contrata outra para executar determinadas atividades ou serviços, em vez de realizá-los com sua própria equipe, em qualquer etapa do processo produtivo.

Para explicar como a terceirização pode ajudar a sua empresa e o que diz a lei, preparamos um conteúdo exclusivo. Continue lendo o blog da Expply para saber mais!

Por que optar pela terceirização?

A terceirização tem como objetivo principal tornar os processos de uma empresa mais eficientes.

Assim, ao contratar uma prestadora de serviços especializada, a organização pode focar em suas atividades principais, enquanto delega funções operacionais a profissionais qualificados.

O modelo também permite que serviços de alta qualidade sejam entregues sem a necessidade de grandes investimentos, democratizando o acesso a eles por meio de empresas especializadas.

Além disso, a Lei da Terceirização garante que as relações de trabalho terceirizadas tenham segurança jurídica e assegura os direitos dos trabalhadores e dos empresários envolvidos, tornando a opção viável para todo o mercado.

Ou seja, quando trabalhada de forma inteligente a terceirização é uma maneira de otimizar recursos, aumentar a produtividade e fortalecer a competitividade da empresa no mercado.

O que mudou após a Lei da Terceirização?

O impacto da norma pode ser visualizado em dados estatísticos. Segundo pesquisa da Deloitte feita com 51 empresas, 62% delas acreditam que a contratação de serviços terceirizados foi impulsionada pela Lei da Terceirização.

Além disso, quando se fala em qualidade, 96% das empresas contratantes relataram melhora nos serviços oferecidos. A simplificação dos processos também foi apontada por 89%, o que evidencia as mudanças que a lei proporcionou desde que foi implementada, há oito anos.

Somando-se à melhora na qualidade, à simplificação e às melhorias nos aspectos jurídicos e de saúde no trabalho, a inovação tecnológica também foi apontada como um dos benefícios da terceirização.

Quais são as tendências da terceirização no mercado de trabalho?

Passados oito anos de sua implementação, a Lei da Terceirização tende a continuar influenciando as relações trabalhistas no Brasil. Voltando à pesquisa da Deloitte, 97% das prestadoras de serviço entrevistadas acreditam que o volume de negócios deve aumentar nos próximos anos.

Com a terceirização já consolidada como uma relação de trabalho lucrativa para os lados do contratante e do contratado, é provável que, como apontado pela pesquisa, a demanda de serviços com esse modelo cresça cada vez mais.

Mais do que contratar um prestador de serviço, o trabalho terceirizado tornou-se uma verdadeira estratégia, com potencial de auxiliar no crescimento das empresas e dos profissionais envolvidos.

Como escolher um parceiro ideal para a terceirização?

Para alcançar todos os benefícios que uma terceirização pode fornecer, é preciso ser criterioso na escolha da parceria. A qualidade dos serviços prestados é uma das principais qualidades a se observar em uma prestadora de serviços.

A experiência no mercado de trabalho, os conhecimentos técnicos, a infraestrutura e a facilidade de acesso para suporte e comunicação também são aspectos fundamentais e que podem ser decisivos para o sucesso da estratégia.

Escolha a Expply para terceirizar a logística da sua empresa

Na Expply você encontra todos os requisitos necessários para uma parceria bem-sucedida. Oferecemos soluções inteligentes e um serviço especializado que já atendeu mais de 3 mil pedidos e transportou mais de 126 toneladas de mercadorias nos últimos 12 meses.
Confira o site para conhecer soluções que podem transformar a logística da sua empresa e entre em contato conosco clicando aqui.

Compartilhe: