Logística integrada: qual é a importância dessa técnica para as empresas?

A logística integrada é uma ferramenta criada para organizar e otimizar processos que vão desde a fabricação de um produto até a entrega ao consumidor final.

No Supply Chain, essas etapas são complexas com particularidades e demandas únicas, que se não forem realizadas de maneira adequada, podem prejudicar a entrega do produto e consequentemente o resultado das empresas.

Visando sanar esse problema de desconexão entre as etapas da cadeia de logística surgiu um método ainda mais aprimorado que vem auxiliando empresas em todos os lugares do mundo: a logística integrada.

Continue a leitura para saber mais sobre essa nova ferramenta e a importância dela para a gestão empresarial!

O que é Logística integrada?

Por definição, a logística integrada é uma ferramenta agregada à inteligência logística tradicional que tem como objetivo coordenar e conectar as etapas da cadeia de produtos.

Para isso, todas as fases dos processos devem ser interligadas,desde a aquisição de matérias-primas, passando pelo transporte, armazenagem, distribuição e gestão de estoque, até o consumidor final.

Combinando essas etapas, a logística integrada diminui falhas, gargalos, evita processos repetitivos e facilita a visibilidade e rastreabilidade dentro de cada processo. Além disso, a integração também permite que as empresas tenham maior tempo de reação em casos de mudanças de demanda, ou variações de estoque e transporte.

Como uma estratégia facilitadora, esse modelo tem ganhado espaço no mercado brasileiro. Dados da Associação Brasileira de Logística (ABRALOG) mostram que empresas que adotam práticas integradas conseguem reduzir em até 20% os custos operacionais e aumentar a eficiência em processos críticos, o que reflete diretamente na competitividade do mercado.

Quais são as vantagens da logística integrada?

Redução de custos operacionais

Quando o transporte, a armazenagem e a gestão de estoque funcionam juntos, como uma engrenagem, as empresas reduzem a duplicidade de tarefas, e facilitam processos operacionais.

Com isso, ganha-se tempo e recursos que podem ser melhor aplicados em outras áreas.

Melhoria da produtividade

Ao falar da produtividade, a logística integrada é uma grande aliada. Com etapas conexas, não há interrupção de atividades, o que evita gargalos e atrasos. Esse fluxo contínuo de trabalho impacta diretamente na produtividade das equipes.

Maior visibilidade e controle

Em consonância, é possível realizar uma troca de informações mais rápida e atualizada entre as etapas da cadeia. No mundo da logística, esses fatores levam o nome de visibilidade e rastreabilidade, e são eles que permitem o acompanhamento dos produtos durante a cadeia de processos.

Essa integração ágil garante que os gestores possam identificar falhas e resolver os gargalos com informações baseadas em dados.

Aumento da competitividade

Em um mercado competitivo, quem age mais rápido costuma sair na frente. Por isso, empresas que entregam seus produtos de maneira mais rápida e com maior qualidade ao cliente final, se destacam. Para fortalecer essa posição e melhorar a experiência do consumidor, estar atento a cada etapa dessa cadeia é essencial.

Como a logística integrada funciona na prática?

Você pode estar se perguntando, afinal, como a logística integrada é aplicada no dia a dia das organizações?

De modo geral, ela acontece na coordenação de processos entre diferentes áreas da empresa. No setor de alimentos, por exemplo, a integração permite que a última etapa esteja em contato com a primeira.

Como em um ciclo de informações, o setor de compras comunica o estoque sobre novas matérias-primas disponíveis, essas seguirão para a produção, depois para o armazenamento, distribuição até chegarem ao consumidor.

Já o transporte, enquanto isso, deve estar associado ao estoque para evitar que produtos com data de validade mais próxima sejam os primeiros a sair.

Outro exemplo prático de como a logística integrada funciona é o monitoramento dos pedidos que permite acessar localização, datas, rotas e entregas. O compartilhamento dessas informações entre diferentes setores facilita a comunicação e agiliza o processo.

Como implementar a logística integrada na sua empresa?

Aplicar técnicas de logística integrada exige planejamento e investimento em tecnologia e processos. Entre as principais ações que devem ser implementadas estão:

  • Avaliar os processos atuais e identificar gargalos ou redundâncias;
  • Adotar sistemas de gestão integrados (ERP, WMS, TMS) para centralizar informações;
  • Estabelecer comunicação clara entre setores, fornecedores e transportadoras;
  • Planejar rotas e estoques de forma estratégica para atender à demanda sem desperdício;
  • Definir indicadores de desempenho (KPIs) para monitorar resultados e ajustar processos continuamente;
  • Capacitar a equipe para operar dentro do modelo integrado, garantindo consistência e eficiência.

Terceirize a logística da sua empresa com as soluções da Expply!

A etapa logística é determinante na gestão das empresas, e como um processo complexo, demanda tempo, recursos e mão-de-obra. Para facilitar esse processo, a Expply é a parceira certa!

Nosso papel é coordenar, monitorar e integrar todas as etapas da cadeia de suprimentos, com soluções tecnológicas e estratégicas. Assim, sua empresa tem mais tempo hábil para priorizar outras áreas.

Com a Expply, a logística deixa de ser apenas uma etapa operacional e se torna um diferencial competitivo no mercado.

Entre em contato e conheça novas formas de solucionar a logística da sua empresa!

Compartilhe: