Entregas sazonais: como garantir que os presentes de Natal cheguem no prazo? 

Garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro do prazo informado é fundamental na construção de confiança e satisfação. Em datas sazonais, como no período do Natal, essa “pressão” pela entrega sem atraso aumenta ainda mais. 

Pesquisas confirmam que o Natal é o período de maior volume de vendas. No ano de 2025, por exemplo, R$84,9 bilhões devem ser injetados na economia brasileira, de acordo com a Pesquisa  de Intenção de Compras da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O estudo revela que 76% dos consumidores planejam comprar presentes, o que corresponde a aproximadamente 124,3 milhões de pessoas.

Esse grande volume de vendas impacta diretamente a logística das empresas, que precisam se empenhar para entregar os produtos antes dos dias de Natal (24 e 25 de dezembro). Para isso, algumas estratégias precisam ser adotadas para garantir que nenhum cliente fique sem presente.

A Expply explica a importância que as datas sazonais, como o Natal, têm na logística e mostra algumas estratégias que devem ser aplicadas para garantir que as demandas sejam cumpridas. Saiba mais! 

Qual o impacto das datas sazonais na logística?

Períodos comemorativos ou especiais, como o Dia das Mães, o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal, impulsionam muitos consumidores a comprar online devido às promoções e descontos oferecidos.

Na Black Friday de 2024, por exemplo, o e-commerce nacional registrou crescimento de 10,7% nas vendas, resultando em um faturamento de R$9,38 bilhões em cerca de 18 milhões de pedidos, segundo dados da Confi.Neotrust

Períodos de alto volume de vendas representam desafios para a logística, que enfrenta picos de demanda e exige estratégias de adaptação nas operações.

Ajustes em diversos setores logísticos (estoque, armazenamento, transporte e distribuição) devem ser feitos para que os produtos sejam entregues no prazo e com a qualidade esperada pelo cliente

Estratégias para garantir que o cliente receba seus produtos no prazo

Ter estratégias para garantir que o cliente receba seus produtos no prazo é fundamental porque o cumprimento de datas impacta diretamente a experiência do cliente, a reputação da empresa e os resultados do negócio.

Veja a seguir algumas estratégias: 

Planejamento 

Planejar todas as etapas da entrega, desde o armazenamento até a distribuição, é primordial!  

Uma logística eficaz depende de rotas bem planejadas, monitoramento em tempo real, estoques constantemente atualizados e comunicação com o cliente, que são fundamentais para reduzir atrasos e garantir que os produtos cheguem no prazo.

Conhecimento sobre as flutuações sazonais 

Analisar, por meio de dados históricos, as vendas, volume de pedidos e os gargalos de períodos sazonais anteriores ajuda a conhecer melhor os padrões e lidar com a intensidade das demandas com previsibilidade.

Uso de tecnologias 

Os  dados históricos podem ser adquiridos por soluções baseadas em Inteligência Artificial, que podem criar projeções detalhadas por meio de análise de tendências de mercado, comportamento dos clientes e simulações de cenários com imprevistos.  

Equipes bem treinadas

Devido ao alto volume de trabalho, pode ser necessária a contratação de mão de obra temporária. As equipes devem ser treinadas para garantir qualidade e rapidez operacional. 

Atenção especial aos centros de distribuição (CD) e armazém 

O aumento no recebimento de produtos pede uma reorganização do layout dos CDs e do espaço de armazenagem. Um layout ajustado ao fluxo máximo de operações agiliza as etapas de separação, embalagem e envio dos pedidos.

Se preparar para a logística reversa 

O alto volume de compras também significa aumento nas devoluções. Planejar com antecedência o sistema de logística reversa é essencial para garantir agilidade, organização e uma experiência satisfatória ao cliente mesmo após a compra.

A Expply garante que seu cliente receberá a compra sazonal no prazo! 

Contar com um serviço de logística capaz de garantir processos seguros e uma experiência positiva e sem atrasos ao cliente, principalmente em períodos sazonais, significa investir em operações que reduzem riscos e preservam a qualidade e o cumprimento de prazo em todas as etapas.

A Expply faz isso pelo seu negócio! Nossas soluções garantem processos logísticos padronizados e oferecem ao cliente a melhor experiência de entrega possível.

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